Páginas

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Busca de emprego - Postado no Linkedin

Missão - Colocação profissional
As rotinas da verdadeira batalha em busca de uma colocação profissional vista no legítimo espírito da "Arte da Guerra".


O texto "brinca de soldado" abordando algumas rotinas para quem busca oportunidades no mercado de trabalho, seja para uma recolocação ou primeiro emprego.


Como um bom soldado, necessita ir à guerra com uma boa arma...
Monte seu currículo de uma forma clara, objetiva, descrevendo suas experiências, expectativas, conhecimentos profissionais e acadêmicos de modo ao qual o selecionador possa visualizar seu perfil sem muito trabalho de interpretação. Lembre, para suprir uma vaga, são analisados centenas de currículos.

Um bom soldado nunca vai à guerra sozinho, é necessário uma tropa...
Após ter sua "arma" (CV) em mãos, fale com seus amigos, contatos, colegas e pessoas com poder de decisão ou captação de talentos. Ter bons contatos e indicações são muito úteis nestas horas, aumentando muito a abrangência de sua busca.

Um bom soldado cerca seu terreno...
Sim, não adianta apenas ter uma "arma", mas um sistema de "radares" em busca dos seus objetivos. Busque empresas de seu interesse, faça cadastros, envie currículos, fique atento às oportunidades oferecidas, e acompanhe a evolução das vagas. O mesmo vale para sites ou blogs de agências de empregos. Reserve parte de seu dia para buscar novas vagas e manter sempre atualizados seus dados.

Um bom soldado investe em tecnologia...
Redes sociais, mídias sociais. Hoje fundamentais para participar do mercado, da sociedade, acompanhar notícias e tendências. Invista seu tempo em perfis de redes sociais, transcrevendo suas experiências, seus objetivos e discutindo suas idéias.
Muito importante saber quem será "recrutado"(adicionado) nestas ferramentas, quais os grupos serão escolhidos, e principalmente muita atenção na expressão de idéias e exposição da vida pessoal.
A visibilidade nas redes sociais É MUITO GRANDE.
Dizem os velhos ditados abaixo:
"- A primeira impressão é a que fica."
"- Dize-me com quem andas, que te direi quem és."

Um bom soldado está sempre em treinamento...
Procure aproveitar o tempo ocioso lendo bons livros, artigos e jornais, mantendo-se atualizado sobre o que ocorre em sua volta. Invista seu tempo em um curso de inglês ou de especialização em sua área. Existem centenas de cursos gratuitos on line sobre os mais diversos assuntos, alguns inclusive fornecendo certificados.

Um bom soldado tem suas bandeiras...
Saiba exatamente qual o perfil da empresa, salário e função desejados. Atirar para todos os lados sem planejamento pode ferir a si mesmo. O Selecionador deseja pessoas confiantes e determinadas com um interesse definido. Se deseja mandar o currículo para um perfil de vaga diferente, PERSONALIZE, nunca mande o mesmo currículo para atividades ou funções diferentes.

Um bom soldado necessita de disciplina...
Trace um plano de recolocação, elabore um cronograma diário e semanal a fim de colocar os demais parágrafos acima em prática.

Ganhar esta “guerra” exige dedicação, determinação e muita disciplina.
Boa sorte.
Rafael Troleis